top of page

O Real ou Irreal na pintura de Alexandre Carvalho

Será que a realidade deixou de existir? Nesta era, os símbolos têm maior influência que a própria realidade e, muitas vezes, nos despertam mais atração do que o objeto ou o acontecimento que está sendo reproduzido. São as chamadas simulações, também conhecidas como simulacros, representações ou imitações.

E é nessa linguagem que conheci a obra de Alexandre de Carvalho, que vive em Portugal, na cidade de Barcelos, já participou de diversas exposições coletivas e individuais, vencendo prêmios e menções honrosas de pintura, e que tem, atualmente, obras sendo expostas em Portugal, Espanha, Inglaterra e Suíça.




Num primeiro momento, ao ver suas pinturas, surge a dúvida se o que estamos observando é uma pintura ou uma fotografia até perceber que é a representação de um mundo irreal, mas com vários códigos e mensagens. É com esses códigos que Alexandre usa em suas obras, junto com uma técnica que chega a se aproximar de um realismo incrível, que podemos constatar isso. Em sua série de pinturas intituladas "What is everything” as pinturas são representadas pela recriação de programas de tv ou filmes, nas quais ele integra elementos simbólicos como logotipos ou legendas dos canais de tvs juntando assim o mundo real apresentado pela mídia com a representação dele em suas obras.






Blog It Rab - Como você define o seu estilo de pintura?

Alexandre Carvalho - A minha pintura atual é figurativa, próxima do fotorrealismo. Mas não está condicionada à sua técnica, é apenas uma opção para passar mensagens, que é o foco central da minha obra. É uma pintura figurativa programada, que nasce de uma ideia, um conceito pré-estabelecido, onde direciono quem vê, o espectador, para um caminho. No entanto a interpretação final que o público faz da mesma pode ou não ser o que fez a obra nascer. São simulacros que podem ser lidos através de múltiplas camadas. Existindo nesta uma variedade de interpretações causais à inerência do seu contexto físico de captação e contexto individual de cada observador.


Blog It Rab - Algum artista o inspira?

Alexandre Carvalho - Existem sempre inspirações, a arte em si vem de uma história assente em várias correntes e técnicas. Aproveito essas referências como guias num dado momento da produção de conceitos, mas não tenho nenhum em específico. Posso falar de artistas que gosto e que me tocam em particular, Mark Rothko ou António López Garcia por exemplo.




Blog It Rab - Onde busca suas referências para elaborar seus projetos de pintura?

Alexandre Carvalho - Eu diria ao quotidiano, uma vez que se constituem como simulacros, tento adequar a realidade das mídias para criar simbologias passíveis de provocar interpretações e atuar através de várias camadas de significação, ou seja, refugio-me num.




Blog It Rab - Você se considera um artista multifacetado, com várias linguagens, e tem preferência por alguma?

Alexandre Carvalho - Pintura, embora a pintura não esteja limitada ao seu carácter físico, funcionando por vezes apenas e só como conceito puro. Uma pintura colocada a circular numa rede social continua a ser pintura sem realmente o ser e a intenção que tenho em difundir a minha criação através da web é também um exercício artístico, levando a que o objeto de arte perca o seu carácter físico mas mantenha o seu conceito. A perda da sua “aura” não impede a propagação da sua mensagem, sendo assim o que motivou a sua criação se encontra inalterável. Numa exposição recente onde mostrei a minha pintura incorporei a instalação e o site specific pois numa mostra o espaço artístico não se circunscreve a nada, não tem limitações.




Blog It Rab - Suas obras resultam de um instantâneo da realidade ou surgem da sua inspiração?

Alexandre Carvalho - Diria que de ambas e ao mesmo tempo nenhuma, ou seja, não resultam de nada em específico que possa ser considerado motor de produção ou se enquadre num processo estanque criativo.



Blog It Rab - Que sentimentos você pretende causar nas pessoas que olham sua pintura?

Alexandre Carvalho - Tento não ver a criação da minha pintura como algo que proporcione sentimentos. As minhas pinturas podem ou não provocar emoções, mas acaba por ser secundário. Para mim as mensagens nelas contidas são sempre mais importantes. Não atuam no sentido da emoção mas da razão, do conceito. O simples facto de serem criações originais e não representações de algo já existente enganam o espectador que as visiona, pois pensam o seu contrário. Quando apresento um still de um vídeo proveniente do youtube ou um frame de um filme, estes não existem, são simulacros. Tudo se constitui como engano sem o ser, aos olhos de quem vê a obra surge a dúvida ou são engolidos pela sua execução enganosa. São apresentados símbolos através dos elementos representados e isso pode levar à resolução da mensagem proposta ou não.




Para conferir a simbologia de outras obras de Alexandre Carvalho basta acessar o link : http://alexandrecarvalho.weebly.com/ e facebook. Todas as imagens aqui mostradas foram cedidas por Alexandre Carvalho.






bottom of page