top of page

“Pintar é Libertar-se“, por Marilene Zanchet

A arte é uma forma de comunicação visual que apresenta conceitos, linguagens e simbologias como uma maneira de expressão do ser humano.

E para representar essa linguagem, escolhi conversar com a artista plástica Marilene Zanchet, que mora em Curitiba e expressa em suas pinturas uma obra leve. Suas pinceladas densas, dão movimento às formas humanas com uma dimensionalidade inesperada, criando ainda um efeito de luz e sombra à figura humana. Marilene ainda consegue expressar um diálogo entre o abstrato e o figurativo em sua obra trabalhando com questões sociais e emocionais dos indivíduos.

Marilene, além da exposição do Café Bathé, aqui em Curitiba, que vai até abril de 2017, tem exposição permanente na Galeria Riviso, Solar do Rosário, Galeria Acosta em Balneário Camboriú, Arte Quadros em Caxias e Porto Alegre, Rio Grande do Sul.





Confira agora a conversa com Marilene e o Blog It Rab.


Blog It Rab - O que despertou em você o gosto pelas artes?

Marilene Zanchet - Morava em uma cidade do interior de Santa Catarina. Vim para Curitiba em 87 para fazer Belas Artes e fiquei por aqui. Desde criança, sempre tive vontade de pintar, acho que nasceu comigo, e já nos trabalhos escolares eu demonstrava essa vontade.



Blog It Rab- Algum artista serve de inspiração para as suas obras? Ou alguma pintura ?

Marilene Zanchet- Bom, eu tenho estilos variados, gosto muito de passear por várias vertentes como realismo, abstrato, acadêmico, impressionismo...

“Eu gosto de gostar, tudo tem poesia (como diz Tunga) quem eu gosto! Tem tantos, está em todos os lugares, não tem um específico, às vezes uma forma uma linha”...

Blog It Rab- Quais as técnicas que mais utiliza? Tem preferência por alguma?

Marilene Zanchet- Como mencionei acima, tenho vários estilos. Quando estou fazendo um trabalho em determinada técnica, por exemplo, o espatulado, eu adoro fazer, mas de repente me dá vontade de pintar com o pincel, ou de jogar a tinta na tela e deixar escorrer para provocar efeitos, e por aí vai. Não tenho uma técnica preferida, gosto de todas, gosto de experimentar.



Blog It Rab- Você conseguiria definir o seu estilo?

Marilene Zanchet - Contemporâneo.


Blog It Rab- Existe algum trabalho com o qual você mais se identifique? Por quê?

Marilene Zanchet - É difícil responder isso. Como gosto de fazer vários estilos, acho que depende muito do que estou com vontade de pintar. Se estou pintando um abstrato, naquele momento é o que mais me satisfaz, então não há uma regra. No momento em que estou pintando aquilo que estou com vontade de pintar e o que me causa maior emoção, é o meu método de pintar. Acho que em cada obra, dependendo do momento em que estamos vivendo, gera emoções diferentes, nada é conclusivo...

Blog It Rab- Em uma pintura artística as emoções do artista estão inseridas no contexto da obra em criação. Que sentimentos você tentou passar nas obras intituladas “Urbanos”?

Marilene Zanchet- Em relação à série Urbanos, o que me inspirou foram as pessoas no seu dia a dia, na correria das grandes cidades. Gosto de provocar indagações, dúvidas, provocar reações, que as pessoas se reconheçam na cena..




Blog It rab- Pablo Picasso disse “Pintar é libertar-se, e isso é o essencial.” Você se liberta quando pinta?

Marlene Zanchet- “Pintar é Libertar-se“, é paz, é entrar em outra realidade, de tempo e espaço, é uma visão sensível do mundo real ou imaginário...




É com essa visão sensível que Marilene expressa o ser humano em suas pinturas,, provocando indagações e reações naquele que se reconhece na obra.


As fotos foram cedidas pela artista, mas outros trabalhos poderão serão vistos no link:


bottom of page