top of page

Birgitte Tümmler e suas maravilhosas pinturas com caneta esferográfica

Atualmente, os meios de comunicação nos levam a compartilhar ideias e conhecer artistas incríveis, criadores de obras verdadeiramente originais e que causam um impacto único.


Assim são as obras da artista dinamarquesa Birgitte Tümmler, uma paranaense de coração, que tem como principais temas explorados, pintados e compreendidos a natureza, a fauna, a flora e a gente do Brasil.



Artista que utiliza de várias técnicas de pintura, mas foi a técnica com caneta esferográfica que me chamou a atenção. E é com essa técnica que Birgitte ainda explora uma diversidade de cores, contrastes e texturas .


Técnica - Caneta esferográfica

Técnica - Caneta esferográfica

Técnica - Caneta esferográfica

Técnica - Caneta esferográfica

A força de expressão é o ponto marcante nas suas pinturas em que procura passar a emoção, o amor e encantamento que sente pela natureza e pessoas. E é sobre esse e outros temas que Birgitte conversou com o blog It Rab e pôde falar um pouco sobre seus ideais e mostrar parte de seu trabalho com a Arte.


Blog It Rab - Há quanto tempo você mora no Paraná?

Birgitte Tümmler - Moro desde pequenina no Paraná. Meu pai veio a trabalho da Dinamarca e aqui ficamos. Não que eu não tenha experimentado minha vida lá fora, mas optei por constituir família e dar uma continuidade, por enquanto, aqui. O Brasil tem uma magia, uma natureza de flora e fauna e etnias, que são encantadores - uma alma de povos originários e de força da terra!


Técnica Mista


Blog It Rab - Quando você começou a trabalhar com artes plásticas?

Birgitte Tümmler - Você usou bem o termo: "trabalhar com artes plásticas", eu valorizo muito essa tua pergunta da maneira que a fez, pois significa que você tem consciência de que arte também é profissão, e é raro vermos pessoas que entendem isso. Eu me investi na arte a vida inteira, mas determinar que eu fizesse dela meu meio de vida e profissão aconteceu somente em 2013, quando vi que meus anseios não eram mais controláveis e minha confiança de que era, de fato, este o caminho que deveria seguir.


Blog It Rab - Na arte, as emoções do artista e impressões do mundo estão inseridas no contexto da obra em criação. Que sentimentos você tenta passar em suas obras?

Birgitte Tümmler - No momento busco passar ao publico a mesma emoção de amor e encantamento que sinto pelas coisas, pessoas, natureza. Mas isso não quer dizer que eu não possa passar também para uma obra algum sentimento de revolta, de indignação, ou causar um choque; talvez seja melhor dizer que na fase em que estou é a magia do planeta que gosto de transmitir, os bons momentos de encontro de si mesmo, e de resgate do lado bom da existência.

Técnica - Acrílico

Blog It Rab - O que a arte representa para você?

Birgitte Tümmler - Particularmente ela é minha ferramenta de comunicação e de sensibilização e sobre muitos aspectos vejo a importância de uma arte engajada. Dá-me mais sentido em trabalhar com ela assim, usando-a para meu beneficio próprio como expressão aliada a uma causa. Isso gera um valor maior do papel da arte na sociedade, pois sabemos que são os artistas, pensadores, sábios que detêm o papel e a força de mudar conceitos e transformar a sociedade - somos influenciadores!


Blog It Rab - Existe alguma técnica em que se especializou?

Birgitte Tümmler - Adorei meu encontro forte com a esferográfica; sempre a usei desde épocas de estudante, mas alguns anos atrás, quando me descobri misturando as cores e buscando mais e mais formas de hachuras, traços, vazados e efeitos, vi que era mesmo ideal para mim que carrego um lado técnico e perfeccionista, mas que ao mesmo tempo gosto de viajar num sonho. Adoro fazer experimentos, trabalhei com varias técnicas e em cada uma gostei de "inventar". Já fiz uso da porcelana, da cerâmica. Adoro misturar técnicas e usar madeira, papelão, espuma e outros materiais que eu possa dar efeitos 3D. E muito mais está borbulhando na cabeça!

Técnica Mista

Blog It Rab - Nesta terra de muitos contrastes na cultura, vegetação, clima, suas obras mostram uma forte ligação com a natureza. Você acredita que elas possam estimular uma relação melhor entre o homem e a natureza para um futuro mais consciente com a fauna e flora?

Birgitte Tümmler - Sim, certamente e comprovadamente estimulam! Em épocas de trilhas e montanhas, minhas obras incentivaram muitas pessoas que as viram, a fazer as mesmas aventuras, para encontrar as belezas que retratei. Em outro momento, obras relacionadas a uma jornada de bike pelo Brasil, tiveram o mesmo papel! Esse ano, a exposição a respeito das cavernas paranaenses faz com que as pessoas que eram leigas no assunto, queiram conhecer mais desse ambiente e entendam a importância de preservá-las, ao mesmo tempo elas observam com mais carinho as coisas que retrato, talvez com o mesmo carinho que coloquei na obra.


Blog It Rab - Como surgiu o projeto em aldeias indígenas?

Birgitte Tümmler - A "Exposição Todas as Cores" é um desenvolvimento de outras duas anteriores que fizemos na Chácara 5 Elementos, com a Dislene Freitas, e no Restaurante Quintana, com a Gabriela Vilar de Carvalho, numa versão especifica e mais detalhada em propósito da escola da aldeia Tupã Nhe'é Kretã, que conhecemos ao longo dessas experiências. Artistas amigos, a Nani Silveira e Rodney Rauth, se tornaram parceiros valorosíssimos e com eles juntos na empreitada, em parceria com o casal Izabel e Ian Rapoport, do restaurante Mezanino das Artes, bem como com a ONG Uirapuru e a Xondaro Loja de Arte Indígena, aliada ao altruísmo e doação de mais 26 artistas (conosco somos em 29) que se mobilizaram e criaram obras com tema indígena, e que serão vendidas a um preço simbólico de 190 reais. O objetivo dessa exposição é sensibilizar o publico para a questão indígena, e para a aldeia. Dessa forma, semeando, colheremos bons frutos no futuro.


Técnica - Acrílico


Arte com uma estética impecável e ainda aliada a uma causa, itens presentes nas pinturas de Birgitte Tümmler , artista que consegue conectar os valores sociais e ambientais, nos fazendo um convite para mostrar que a arte como expressão tem a força e o papel para transformar pensamentos, conceitos e mudar nossa sociedade.



Técnica - Mista


Que a beleza e os significados de suas obras nos influenciem para uma sociedade mais justa e melhor!


Visite o site de Birgitte e conheça outros trabalhos maravilhosos da artista.




bottom of page