A Arte Multicolorida de Marcio Prodocimo
Esta semana quero deixar os tons de cinza de lado, e vou ilustrar o blog com uma cartela de cores quentes e alegres! São os artistas que se utilizam das cores, misturando, combinando e fascinando com seus efeitos para causar admiração e estranheza em suas obras.
E, para deixar o blog com uma cartela extremamente colorida, escolhi bater um papo com o artista Marcio Prodocimo, mais um paranaense em destaque aqui no blog.
Considerado revelação da Pop Art atual, chama a atenção de vários tipos de públicos com suas obras que estampam o cotidiano.
Já participou de várias exposições no Brasil, EUA e Europa. Em 2012, seus trabalhos foram selecionados para venda em umas das galerias de arte mais importante de Miami, EUA. Nesse mesmo ano foi selecionado para participar da Feira internacional de Arte no Carrousel du Louvre, no Museu do Louvre, em Paris, França.
Marcio ainda assina diversas linhas de produtos, vendidas mundialmente pela “Prodocimo PopArt”, empresa responsável pelo licenciamento de suas imagens.
E, para conhecê-lo melhor, tivemos um bate papo para conversarmos um pouco sobre seu trabalho.
Blog It Rab - Você parece um artista muito influenciado pelas cores. De onde vem essa influência?
Marcio Prodocimo - As cores surgiram ao longo do desenvolvimento do trabalho, creio que por influência de alguns artistas que me inspiraram, como Salvador Dalí e Tarsila do Amaral.
UM CHORO PRA TARSILA
Blog It Rab - Em suas obras, o circulo é a forma de destaque e, de acordo com a psicologia das formas, os círculos não têm começo nem fim, remetem ao infinito, à amizade, ao amor... os círculos são quentes, reconfortantes e dão uma sensação de sensualidade e amor... seu movimento sugere energia. Você sabia? Já pensou que a escolha dessa forma possa ter caracterizado a energia vibrante das suas telas?
Marcio Prodocimo - Não conhecia esse conceito mas creio que convirja bem com a proposta do meu trabalho, que é a de divulgar paz, alegria e esperança em épocas tão difíceis que vivemos.
DOG LOVERS
LAST SUPPER
Blog It Rab - Como as telas são multicoloridas, você costuma fazer um estudo das cores antes de começar a pintar? Como funciona o processo de criação?
Marcio Prodocimo - Sim. Após a definição do desenho a ser pintado, faço previamente um estudo de harmonia de cores, que depende da proposta de cada um dos projetos, os quais podem ter influência de algum pedido de cliente, com a filosofia da criação, ambiente onde será colocado, etc.
OBRA EM DESENVOLVIMENTO
NO ATELIÊ
Blog It Rab - "A arte não é um trabalho manual, ela é a transmissão de sentimento que o artista experimentou." ( Liev Tolstoi ). Sua pintura tem uma linguagem lúdica, e com características da Pop Art. Como elabora os temas para as telas? Assim como disse Tolstoi, você experimentou alguns dos temas de suas telas?
Marcio Prodocimo - Creio que de um modo ou de outro, nós artistas sempre expressamos nossas experiências vividas nos trabalhos desenvolvidos, especialmente quando a obra é de criação livre! Mas muitas vezes os temas de criação são direcionados pelos clientes, o que de certa forma limita a espontaneidade do trabalho, mas mesmo assim não impede que nossa criatividade livre se manifeste.
Blog It Rab - As pessoas veem uma identidade brasileira em seus trabalhos que já foram expostos no exterior?
Marcio Prodocimo - As pessoas de outros países, especialmente europeias, quase sempre relacionam a alegria dos personagens e as cores vivas da minha criação com o estereótipo brasileiro.
HAPPY SUMMER
Blog It Rab - O desenho de suas telas é transportado para objetos. Tem algum processo de criação?
Marcio Prodocimo - Sim. O processo de desenvolvimento de produtos é técnico e depende de vários fatores, determinados pelo conceito das linhas a serem criadas. Além disso, depende também da utilização de softwares específicos para isso.
Com uma linguagem alegre, com seus belos desenhos geométricos e multicoloridos, e brincando com elementos simples do cotidiano, o artista plástico Marcio Prodocimo constrói uma arte que dialoga com o público de uma maneira simples e espontânea.
Bike Couple
Mais cores vêm por aí!
Você encontra outras obras e muitas cores no site de Marcio!
algumas imagens foram retirados do site e outras cedidas pelo Marcio.