Arte + Design + Poesia = Furf. Design
“(…) design significa, aproximadamente, aquele lugar em que arte e técnica (e, consequentemente, pensamentos, valorativo científico) caminham juntas, com pesos equivalentes, tornando possível uma nova forma de cultura.” (Vilém Flusser)
Arte, Cultura e Design caminhando juntos. É nessa linha que falarei sobre design esta semana, uma atividade que une técnica e criatividade com o objetivo de solucionar um problema, expressar claramente a cultura de uma região, representar aspectos positivos do lugar onde foi criado e se manifestar numa linguagem poética, aguçando nossos sentidos.
Chega de projetos mudos, queremos um sorriso, um suspiro, um desejo. Um design, onde a poesia seja utilizada como raiz, como a origem do conceito, expressando emoções.
DERRETIDOS “Era uma vez um vaso que, assim como um coração apaixonado, derreteu-se quando recebeu flores.” Furf. (Premiados no House & Gift- 2013 e no prêmio internacional Design and Design Awards 2013)
E, para representar a poesia no design, a Furf. Design Studio, foi a escolhida para ilustrar o blog desta semana. Um escritório paranaense, a Furf. tem projetos premiados internacionalmente, e frequentemente é convidada para expor em importantes eventos pelo mundo, como na renomada Semana de Design de Milão e em Shenzhen, China, onde faz parte do acervo permanente do seu principal museu de design.
Possuem publicações nacionais e na Itália, atuam como professores convidados em universidades e ainda criam ações de impacto social em comunidades artesãs no nordeste.
Consegui conhecer um pouco mais sobre esse trabalho conversando com duas pessoas super simpáticas e receptivas, Rodrigo Brenner e Mauricio Noronha, os designers poetas da Furf. Design.
Blog It Rab - Quem faz parte da Furf. Design Studio, além de Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner? Possuem uma equipe? Todos têm a formação de designer?
Furf. Design - Acreditamos que o designer é como um xamã, que age como uma antena que capta o espírito do nosso tempo (o zeitgeist) para apontar caminhos para trazer algum benefício para a sociedade. Assim sendo, o que criamos não é inteiramente nosso. Cada projeto foi e será projetado pela nossa cultura. Temos uma equipe multidisciplinar e mutável a cada projeto. Fica um pouco difícil calcular quantas pessoas fazem parte desse processo, mas mais importante do que terem uma (de)formação de designer, se têm uma boa alma e coração, isso basta.
JOSÉ- “O modelo deste vaso foi feito a mão, por um artesão brasileiro chamado José.” – conta o decalque na parte inferior.
Blog It Rab - O que significa a palavra Furf?
Furf. Design - Existe uma grande tendência das pessoas dividirem as suas vidas em três círculos separados: pessoal, profissional e suas crenças. Acreditamos na existência de apenas um, maior e mais intenso, onde todos esses caminham juntos, falam a mesma língua e assim, alinhados, ganham mais força. Furf é o nome que decidimos dar à nossa passagem aqui na Terra. Já o significado, deixamos para cada um dar o seu.
Blog It Rab - Qual o primeiro objeto que teve uma projeção para o studio?
Furf. Design - Cada projeto é um sopro, que enche as velas da nossa travessia. Sem cada um deles, nosso veleiro não teria rumo. Pode-se dizer que o primeiro dos fortes ventos veio das asas de um anjo, ou melhor, de um Anjinho. Logo em seu lançamento percorreu a internet, voou para a Semana de Design de Milão (duas vezes), passou por Florença, Rússia, Alemanha e hoje também faz parte do acervo permanente do museu de design da China, em Shenzhen.
ANJINHO- "Para as mães que acreditam que seus filhos são uns anjinhos" Furf.
ANGIE FUNGHI
Blog It Rab - Mesmo com pouco tempo do Studio (2011) vocês têm uma infinidade de exposições aqui e no exterior. Como é recebido o design da Furf em outros países? O público reconhece o design brasileiro nos seus produtos?
Furf. Design - Mergulhamos fundo na essência para provocar algo dentro das pessoas. Fazemos isso assim como um poeta escolhe cada palavra com cuidado, pensando no simbolismo, dando espaço para a interpretação (e cocriação) de cada um, mas sem excessos e sem escassez. Fazer muito com pouco. Uma mistura de inteligência, beleza e humor, é assim como vemos o Brasil. Temos muito orgulho e nos emociona ver o que já conquistamos, mas ainda estamos muito longe de onde queremos chegar. É preciso manter o foco e humildade, ainda temos que navegar muito.
TOMTOM- (Exposta na Semana de Design de Milão -2013, publicada nos livros Wood Works (2013) e Kid’s Design -2013 e premiada com ouro no IDEA/Brasil 2013 )
MARAGOGI
Blog It Rab - Nas criações, vocês procuram usar algum material sustentável? Tem alguma matéria prima que gostam de usar na execução de objetos?
Furf. Design - O mundo não precisa de mais uma cadeira, uma mesa e de tantos outros produtos, mas grita por mais poesia, romantismo, boas histórias e amor. Através de um produto podemos trazer isso às pessoas. Quando uma se envolve e cria um laço emocional com o objeto, este deixa de ser apenas algo e se torna algo maior, transcende a matéria. Adquire um valor afetivo que o torna insubstituível. Eterno. Para nós, a única maneira de ser verdadeiramente sustentável é sendo atemporal. Não seguimos modismos passageiros, mas sim prezamos pela qualidade e envolver as pessoas. Em todos os sentidos. A melhor matéria prima é o amor.
Blog It Rab - Design feito com amor e poesia! O que inspira vocês para a criação de um produto, uma imagem, um livro, uma viagem?
Furf. Design - Design dá alma ao inanimado. Anima. Compartilha o amor, emoções. Toca as pessoas. A busca de unir algo extra ao ordinário.
Saudade " é sentir o calor do abraço ausente. Uma luz que se acende gradualmente ao aproximar as duas metades." Furf,
Blog It Rab - No design, o que é mais gratificante: adiantar um sorriso, provocar um suspiro ou despertar um desejo?
Furf. Design - Conectar.
E é nesse propósito, o de conectar, que a Furf. trata cada projeto, como uma poesia, um verso a ser compartilhado para o máximo de pessoas.
Todas imagens foram cedidas pela Furf.
Para conhecer mais projetos da Furf. acesse o link: http://furf.com.br