top of page

A Arte Fractal de Raquel Lima

Um artista pode ser definido como aquele que é envolvido no fazer artístico em que estão presentes as áreas da música, do teatro, da dança, da escrita, da fotografia e de outras artes que surgem nas várias culturas.


Para demonstrar sua linguagem, o artista necessita de liberdade para atuar e nenhuma regra para limitá-lo. O artista pode, também, ser igualmente controverso e dinâmico, ou em constante transformação. E é nesse universo extenso da arte que o blog entrevistou esta semana a fotógrafa e artista visual Raquel Lima, muito conhecida por atuar na área da fotografia de eventos e decoração, mas que, depois de um período de estudos, resolveu vasculhar técnicas diferentes das tradicionais, telas, tintas e pincéis e resolveu utilizar como objeto da investigação em seu trabalhos as técnicas digitais, se preocupando em imprimir em suas obras um conceito baseado nos fractais (figuras geométricas produzidas por meio de equações matemáticas). além de outros como, Optical Art, Figuras Geométricas. Conseguiu, assim, expressar em suas telas, formas abstratas, orgânicas, e maravilhosamente coloridas e harmônicas.

Para conhecer melhor a Raquel, foram lançadas algumas perguntas onde ela pôde explanar um pouco mais sobre sua trajetória nesse mundo das artes:


Blog It Rab - Qual a sua formação na área de artes visuais (mesmo as informais: oficinas, pesquisa individual, autodidata)?

Raquel Lima - Sou casada há quatro anos com o talentoso fotógrafo Gerson Lima. Com ele tive meu primeiro contato com o Photoshop. Quando resolvi que queria seguir esta linha de arte, passei a pesquisar e estudar exaustivamente todos os dias. Lancei minhas obras apenas depois de atingir o melhor nível possível de imagem.



Blog It Rab - O que despertou em você o gosto pelas artes? Alguém lhe inspirou?

Raquel Lima - O despertar pela arte aconteceu ainda criança, onde eu desenhava com grafite rostos, depois roupas, vestidos de noiva e, desde muito cedo, já ganhava meu dinheirinho fazendo trabalhos de Educação Artística e, por vezes, de Geografia, para meus colegas.


Quando mais jovem, gostava muito de Michelangelo e Da Vinci, mas minha inspiração

surgiu de verdade quando conheci dois artistas maravilhosos aqui em Curitiba, Marilene Ropelato e o incrível Luiz de Souza, que acabaram sendo, junto com meu marido, que é um artista nato da fotografia, meus grandes incentivadores.



Blog It Rab - Antes desta série de fractais, com técnicas digitais, já tinha trabalhado com alguma pesquisa de novas técnicas e materiais?

Raquel Lima - A princípio minha ideia era retomar o grafite ou partir para a tinta acrílica, queria mesmo ser uma artista plástica, fiz até algumas aulas com Luiz de Souza, foi incrível.

Mas, como tenho muita facilidade no Photoshop, acabei encurtando este caminho sem jamais querer me comparar com um artista que, efetivamente, pinta sua tela. São coisas diferentes onde cada uma tem seu valor.

Blog It Rab - Pode nos descrever um pouco o seu processo criativo?

Raquel Lima - Na maioria das vezes meu processo criativo começa com uma tela em branco onde insiro meus primeiros riscos e as coisas vão se transformando. Para tornar meu trabalho mais interessante uni Matemática e uma palheta de cores cuidadosamente escolhida, contendo desde as cores primárias até cores que hoje são lançamentos e, claro, as nuances transparentes e metalizadas. Escolhi algumas equações famosas tiradas das teorias de Isaac Newton, Albert Einstein e Tales de Mileto para me ajudar a compor estas imagens, que podem ser simétricas ou não, dependendo sempre do que pretendo criar.


A ideia de estudar e basear minha arte nos fractais foi bem casual. Até então, eu queria desenhar em grafite, tinta acrílica. Bailarinas espanholas super coloridas seriam minhas personagens principais, onde optaria sempre pela arte figurativa. Mas, assistindo a uma série americana onde investigavam crimes de falsificação de obras de arte, num dos episódios os personagens estavam na pista do submarino em que, supostamente, Adolf Hitler havia se escondido, onde as coordenadas que levavam a ele estavam dentro de um fractal, contidos dentro de uma caixinha de música e estas informações estariam programadas nas notas musicais. Isto me fascinou porque como poderiam em uma época de tão poucos recursos e com tecnologia precária pensar, e colocar em prática, algo tão surpreendente? No dia seguinte, comecei a ir à busca de informações e descobri o mundo dos Fractais. Basicamente são a repetição da mesma imagem inúmeras vezes onde formam imagens incríveis. Podemos encontrar os fractais na natureza: couve-flor, brócolis, galhos de árvores, samambaias, asas de borboletas, em imagens aéreas de rios, numa simples folha de árvore. No corpo humano posso citar nosso sistema vascular, neurônios, pulmão. No cosmos temos desde uma imagem de supernova até os anéis de Saturno, uma constelação, uma nuvem...os fractais com certeza fazem parte do meio onde vivemos… é fascinante!


Em muito pouco tempo desenvolvi vários segmentos de imagens e a partir deles vi a versatilidade de trabalhar com algo tão vasto.



Blog It Rab - Que reações você procura despertar nas pessoas com sua obra?

Raquel Lima - Quero despertar nas pessoas a curiosidade e estimular a criatividade, pois diante de minhas obras sempre pergunto se gostaram e o que a imagem passou a elas, e cada uma enxerga uma coisa diferente. Tenho uma linguagem de imagem que dei o nome de Painel Elementos. Neste tipo de tela uso datas de nascimento, casamento ou qualquer número que a pessoa julgue importante para compor a obra, pois faço a partir das equações matemáticas, mas pesquiso sobre as cores que a pessoa mais gosta ou que ela gostaria que estivesse presente na obra, também os lugares que ela conheceu ou que gostaria de conhecer, lembranças boas, fotos e objetos que ela possa estimar, junto tudo e insiro na obra.


Este trabalho se torna único e exclusivo, contendo nele informações que muitas vezes estavam apenas em seu inconsciente. É muito gratificante ver a reação delas quando se deparam com a obra finalizada: alguns têm vontade de chorar, outros se arrepiam, alguns ficam dias olhando para a tela e me dizem que ainda não enxergaram tudo… rss é bem gratificante!


Blog It Rab - Você pensa em utilizar outras linguagens nos próximos trabalhos?

Raquel Lima - Com o passar do tempo criei algumas linguagens que me possibilitam viajar em minhas obras: Fractais, Abstract, Painel Elementos, Figuras Geométricas, Optical Art e Dobraduras. Em todas estas versões procuro enfatizar a luz e o movimento. Por ser fotógrafa, tenho um carinho e atenção especial à luz e sombras, para dar volume e profundidade em minhas telas. Minhas imagens são impressas em canvas que recebe um tratamento especial, tem pH neutro, não amarela, não desbota e não altera a nuance devido a incidência de luz, e dou garantia permanente nas obras que imprimo neste tipo específico de material.



Blog It Rab - Como vê o mercado das artes em Curitiba?

Raquel Lima - O mercado de Curitiba nos dois últimos anos teve uma significativa retraída, como em todas as áreas, mas como temos bastante conhecimento da área e estamos sempre trabalhando em meio aos profissionais de arquitetura e decoração, tenho encontrado muitas oportunidades. Este ano estou participando da Mostra Casa Black no ambiente dos Arquitetos Jordana Fraga e Gustavo Fraga. Na loja Originale Maison, fiz minha primeira Exposição Individual, onde vendi, só no primeiro dia, 04 telas. Atualmente também estou participando da Casa de Ideias da Ton Sur Ton, no ambiente das Arquitetas Ana Claudia Marini e Camila Martinez, onde ficarão em exposição até o final do mês de julho e estão disponíveis para compra.



Blog It Rab - Outra exposição marcada? Onde suas obras são comercializadas?

Raquel Lima - Em breve anunciarei o lançamento de novas telas Abstract na loja Marili Decor e, na Moldari Molduras, lançarei Optical Art e Figuras Geométricas, duas lojas que estão entre nossos grandes parceiros.


Blog It Rab - Para finalizar, "O pintor persegue as linhas e as cores, mas seu fim é a poesia", frase de Rembrandt Van Rijn. O que acha?

Raquel Lima - Quanto à frase de Rembrandt, concordo e acredito que todo artista se expressa passando sua emoção através de linhas, cores e curvas e que ao finalizar sua obra, terá exteriorizado e consolidado seus sentimentos mais profundos.


É com esse olhar estético que Raquel concretiza seu trabalho, nos fazendo olhar e sentir a harmonia e equilíbrio de sua telas. Vale a pena conferir e acompanhar o trabalho dessa artista!



Quem quiser adquirir ou encomendar alguma das obras, poderá entrar em contato pelo raquel@gersonlima.com.br ou pelo celular 41 9647 4445. Para visualizar as obras poderá acessar o cadastro no Portal Gerson Lima ou na página do facebook da artista Raquel Lima : https://www.facebook.com/raquel.oliveira.7549185



Todas as imagens contidas no texto foram cedidas por Raquel Lima.



bottom of page