top of page

O surrealismo 'retrô-pop' de Rafael Silveira

Quem acompanha o blog It Rab tem notado que a divulgação de artistas, ilustradores, fotógrafos, escritores, na maioria paranaenses, deixa claro como é considerável a criatividade de nossa gente.


E nesta semana não poderia ser diferente! Indicado por um amigo, pude conhecer as ilustrações e obras de Rafael Silveira. Nascido em Paranaguá, vive aqui em Curitiba desde 1988 e já pode ser considerado um curitibano. É formado em Publicidade e Propaganda, mas é um artista nato, com forte habilidade em desenho e na técnica da pintura a óleo.

Tenho que confessar que fiquei impressionada com sua pintura, que é muito instigante! Uma pintura liberada das exigências da lógica e racionalidade, uma provocação ao inconsciente. É quase como a descrição de um sonho, daqueles que ultrapassam os limites da nossa imaginação. Fazendo uso de tons pálidos, grande riqueza de detalhes e vários personagens em uma única imagem, nos faz entrar em ricos devaneios, criando uma história particular em torno da pintura vista.





Agora, um bate-papo para que vocês o conheçam melhor!


Blog It Rab - Como você se tornou um artista?


Rafael Silveira - Sempre desenhei, e com o passar do tempo fui amadurecendo a ideia de que tipo de artista eu gostaria de me tornar. Parti dos quadrinhos para o universo da ilustração e do design e publicidade, e posteriormente acabei me envolvendo com as artes plásticas. Foi um movimento orgânico e instintivo. Segui o meu coração.


Blog It Rab - Qual foi o trabalho que impulsionou sua carreira?


Rafael Silveira - Creio que a capa do Skank foi um divisor de águas.


Blog It Rab - Posso chamar sua pintura de surrealista? Ou podemos defini-la de outra maneira?

Rafael Silveira - "Retropop Surrealismo" soa próximo, mas prefiro não levantar nenhuma bandeira com relação a isso, pois meu objetivo como artista não é me enquadrar em um movimento existente, nem criar um novo. Quero apenas fazer meu trabalho, quanto às definições prefiro deixar para os críticos de arte.

Blog It Rab - As cores utilizadas e o traçado lembram ilustrações da década de 40, 50. Tem alguma relação com a época?

Rafael Silveira - Eu acredito que há uma energia vinda do inconsciente coletivo que de certa forma conversa comigo. É uma relação que existe, mas o entendimento acerca disso ainda é algo que não se manifestou por completo.

Blog It Rab - Como vem a sua inspiração?

Rafael Silveira - Fluxo de consciência. As ideias se manifestam espontaneamente e eu permito que assim seja, fazendo as perguntas depois.

Blog It Rab – Eu vejo que sua criatividade ultrapassa o espaço da tela e passa para a área da moldura, o que acontece também com formato das telas que são inusitadas. Você gosta de testar outros materiais e superfícies?

Rafael Silveira - Gosto sim, eu sinto que com o passar dos anos vou continuar experimentando novos materiais.

Blog It Rab – Alguma exposição no momento? Onde?

Rafael Silveira - Há obras minhas em exposição no acervo da Galeria Choque Cultural, em São Paulo.

HOLD YOUR HORSES, 2015, Óleo, acrílica e betume sobre madeira esculpida.

Sentimental - Óleo sobre tela, 2016

Blog It Rab - Atualmente esta desenvolvendo algum trabalho?

Rafael Silveira - Estou sempre em processo criativo, desenvolvendo diversas obras. Quando chega a hora certa, elas são apresentadas ao público em minhas exposições e virtualmente pelos meios digitais.

Acordaram do sonho? Saibam que várias de suas obras já foram expostas em Nova York, Londres, Milão e Miami.

"Un Giro Nella Mente", Exposição em Milão

"Alvorada em Alfa", Atomica Gallery, London

Bacana saber que um artista daqui, super talentoso, tem suas ilustrações divulgadas em outros países!


Para conferir outras obras do artista Rafael Silveira acesse os link: www.rafaelsilveira.com



A obras contidas no texto foram retiradas do site do artista ou da página


bottom of page