top of page

Simplesmente o Belo !

“O real dever do artista é salvar o sonho.” (Modigliani)


Eu precisava começar o texto de hoje com esta frase, pois, além do sonho, o artista deve salvar aquele instante mágico, visto ou apenas imaginado por ele, com toda a simbologia dos fatos, crenças ou ideias, representando a realidade ou não.


E, para representar a frase, falarei hoje sobre a jovem artista curitibana, Lara Barusso, que vem para mostrar o vigor da nova geração de pintores, com sua técnica extraordinária em papel e grafite, e até nanquim, usando de todos os princípios de harmonia e contraste junto com uma ótica poética dentro de suas obras, em uma época dominada pelas imagens digitais.




Ela também domina outras técnicas em pintura como aquarela, óleo, além de ser poeta e fotógrafa. Mas, quando vi um de seus trabalhos em uma rede social, não acreditei que aquilo poderia ser um desenho, pois parecia a foto de uma escultura, tirada em algum museu europeu. Foi quando tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e, o melhor, no seu ateliê, daí pude tirar a dúvida, pois, ao chegar perto de uma das obras, consegui ver os milhares de traços a grafite que ela precisa fazer para conseguir chegar ao efeito final de luz e sombra. Estava lá emoldurada e colocada em seu quarto.


Estudo clássico, sobre escultura de Cellini. Italia 2013



E para conhecê-la um pouco mais, nada melhor que um bate-papo ilustrado pelas imagens das suas obras.



Blog It Rab - Quais as escolas que frequentou para aprender as técnicas que aplica em seus trabalhos? Quais as influências recebidas nestes lugares?


Lara Barusso - Bem, frequentei aulas com professoras no tempo de colégio de bairro, depois por algum tempo fiz aulas no atelier da Simone Campos, que me ensinou muito sobre o uso de tons e princípios da pintura impressionista, que está muito ligada ao trabalho que ela desenvolve, que é maravilhoso, mas eu ainda buscava algo ligado mais aos princípios estéticos clássicos, e para mim a figura humana era o que mais me intrigava. Fiz, então, cursos no Solar do Barão e no Solar do Rosário de desenho de nu e, após um ano, aos 18 anos, fui a Londres com o intuito de estudar línguas e fazer cursos. Continuei meus estudos com figura humana no Greenwich Community College, e cursos de aquarela no London Academy of Art, e de anatomia da figura humana na Central Martins. Depois de 6 meses, fui para a Itália onde iniciei minha formação na academia Bottega del Arcimboldo, foi ali principalmente que encontrei o que tanto buscava quando olhei pela primeira vez aquela pintura de Rafael na infância. O Mestre Domenico Mileto me mostrou os ditames do figurativo clássico por meio de técnicas tradicionais antigas que me abriram para outra percepção de encarar meu trabalho e de como educar o olho para perceber as nuances da imagem, e perceber que, na verdade, Michelangelo, Rafael, Ticiano, Bronzino não eram passado e sim o futuro. Logo que voltei ao Brasil, busquei continuar a produção da técnica que aprendi na Itália e fiquei muitos anos em função do desenho pela importância que este tem para a forma e volume da imagem. Mesmo estando em contato com o passado em Firenze, sabia que a arte contemporânea tem que olhar para trás, mas seguindo em frente. Continuei com minhas produções, sempre buscando algo mais através de pintores atuais que me inspiram, foi então que fiz também outro curso de formação de pintura que abriu meus olhos para uma outra busca dentro do figurativo com o artista Eloy Morales. Ele me mostrou um olhar e forma de encarar a pintura como também o desenho de uma forma totalmente nova. No processo de formação artística, temos vários caminhos que chegam a um mesmo lugar, esse processo caminha junto com a formação e é contínuo e ininterrupto. Mesmo não estando em cursos, eu sempre busco estar fazendo estudos e copiando os mestres que me inspiram e, no meio disso, vou traçando meu trabalho.


Blog It Rab – Em que clássicos da pintura você se inspira?


Lara Barusso - Bronzino, Rembrand, Ticiano, Rubens, Rafael, Gérôme, Ingres, são alguns dos pintores que produziram obras que mais me instigam nessa busca inalcançável que é a arte. Como também obras de artistas contemporâneos como Gottfried Helnwein, Maria Kreyn, Brad Kunkle, Jason Bard Yarmosky, Eloy Morales e Alyssa Monks.


Cópia ao vivo de escultura, no caso rapto das sabinas do Gian Bologna em Firenze

Estudo sobre a escultura de Gian Bologna , Curitiba 2014



Blog It Rab - Que reações você procura despertar nas pessoas com sua obra?


Lara Barusso - Para mim um pintor passa a vida inteira pintando apenas uma obra, busco sempre transmitir alguma mensagem que está vinculada a minha experiência de vida, somos seres humanos como a cultura, história e espaço que estou inserida. Eu quero falar sobre a condição humana, mas como encontrar beleza em imagens que nos trazem paz como aquelas que nos trazem horror, pois a vida é uma contradição e a beleza não está fora disso.


Obra- Os caminhos da Humanidade, crayon sobre papel .


Blog It Rab - Quanto tempo, em média, leva para finalizar uma obra em grafite?


Lara Barusso - Depende da técnica, do tamanho. Formatos pequenos na técnica mais minuciosa do século 17, posso levar duas semanas ou de um a dois meses dependendo da complexidade da imagem; trabalhos maiores como 60 x 40 cm na mesma técnica, por exemplo, estou num trabalho há 10 meses e ainda não o terminei. Estudos mais realistas e soltos, consigo fazer em menor tempo, mas, como já disse, tudo depende da relação do material, como do tamanho e da complexidade de detalhes que carrega a obra, não tem um padrão específico, mas sim algo estipulável pela experiência. De qualquer forma, sempre busco produzir um trabalho de excelente qualidade técnica e rico em detalhes, pois no final é o conjunto dessa organicidade e riqueza que desperta a sensação estética. O tempo não importa quando você está buscando excelência. Eu busco ficar fora dessas pressões do imediatismo da nossa época que tem feito a produção de obras de arte sem qualidade, que, em menos de 20 a 30 anos, já precisam ser restauradas pelo artista por não ter esse cuidado. Uma obra de arte, acima de tudo busca uma permanência, e isso não é feito de um dia para a noite.

Estudo - Descida do Pelorinho, grafite (5 meses para desenvolver a obra)

Detalhe da obra acima


Estudo - Descida do Pelorinho, grafite (5 meses para desenvolver a obra)



Blog It Rab - Seus trabalhos têm uma conexão com textos ou poesias feitas por você? Que obras literárias servem como referência? Um escritor que admira?


Lara Barusso - Bem, eu admiro muito os clássicos, principalmente Dante e Homero. Essa produção literária junto a outras obras clássicas são riquíssimas em imagens e simbologias, como também na construção de valores de sociedades que consolidam nossa cultura. Acho muito importante olhar para a tradição, por mais que seja um olhar para o passado, ela tem muito a nos ensinar sobre como produzir uma boa literatura e boa pintura. Gosto muito também de Fernando Pessoa e de Jorge Luis Borges, são autores mais próximos do meu tempo e que fazem eu degustar as palavras e imagens de uma maneira mais solta no verso livre, mas em alto refinamento e simplicidade. Nos meus poemas, tento misturar esses dois lados de tradição, pois muitas vezes busco a referência de imagens em estudos de obras literárias. Além de literatura, uso muitas outras referências de diversas matérias como filosofia, história, politica, a lista não tem fim... A poesia pode ser colocada na tradição clássica como a síntese da imagem e a imagem como a síntese da palavra, as duas estão muito conectadas na produção de conceitos e formação de uma linguagem. Da Vinci já falava da pintura como “cosa mentale”, pintar é um processo intelectual, o artista que não consome cultura e não se enriquece intelectualmente fica vazio de poderosas ferramentas para desvendar seu próprio trabalho e as coisas se resumirão apenas a um ato mecânico, além de todo processo técnico de apreensão do trabalho artesanal. Dentro da História da Arte, existe uma conversa sobre a representação, e você precisa estar submerso nela para conseguir transportá-la em algo que dê identidade e originalidade ao seu trabalho.


Obra- O barco vira Pedra , baseado no poema que fala sobre o poder do pensamento que às vezes se materializa de uma forma e nos deixa imobilizados em seguir em frente.

Obra em parceria com a artista de la Higuera 2013 . O pássaro da noite . A obra foi realizada após uma reflexão sobre o sofrimento , sendo este como uma vertigem onde quase pensamos que vamos não suportá-lo mas não caímos.

Retrato em grafite


Blog It Rab - "A arte existe porque a vida não basta”, diz o poeta brasileiro Ferreira Gullar, o que acha?


Lara Barusso - Eu gosto muito de olhar a arte como consolação de nossa existência, seria quase que um sentido religioso frente à expressão de Ferreira Gullar. É a única forma de continuarmos sendo uma parte animal mas ao mesmo tempo nos elevando na busca de algo a mais. É a busca de eternizar nossa vida e nossos momentos na produção de algo que nos transcende, a beleza é o consolo para uma existência que está fadada a perenidade. A morte nos angustia em relação à vida, mas a arte nos liberta.


Pássaro Morto, 2013 , nanquim sobre papel , obra baseada num poema da artista.



Com certeza, Lara Barusso exerce o seu papel no maravilhoso mundo das artes, nos fazendo apreciar suas obras e nos enriquecendo em experiências visuais!



As imagens foram cedidas por Lara Barusso, mas vocês poderão acessar

https://www.facebook.com/lara.barusso e ver outras imagens de seu trabalhos



bottom of page