top of page

A Criadora de Sonhos

Tenho que confessar que quando comprava livros infantis para o meu filho, vários eram escolhidos pelas ilustrações, pois acredito que estes elementos são artes enriquecedoras das obras literárias. São atrativas também para as crianças não só pela beleza, mas também pelo papel importante que as ilustrações têm de auxiliar a contar a história.


E uma história é o que irei contar agora, sobre uma curitibana que já fez comunicação visual, teatro, pintura clássica e desenho, mas depois de ser contratada por uma editora descobriu a ilustração. Seu nome? Eve Ferretti.





Com um desenho que lembra os livros infantis mais antigos, com ilustrações bem trabalhadas e delicadas, Eve Ferretti apresenta uma técnica bem elaborada e rica de detalhes. Ela já ilustrou livros de vários autores, mas sempre com vontade de contar suas próprias histórias. Mas além da Ilustração, Eve também é escritora e roteirista, o que só vem a somar em seu trabalho.




Consegui conversar com ela, e assim ela pode contar pra vocês um pouco mais daquilo que faz.


Blog It Rab - Algum escritor ou ilustrador inspira você?


Eve Ferretti - Iniciei minha carreira na ilustração, mas de uns cinco anos para cá, comecei a contar as histórias que já estavam aqui dentro, na verdade só assumi algo que já existia. Então, talvez por ser essa contadora de histórias, seja através de livros ou de animações, as pessoas que mais admiro são de várias áreas. Admiro muito a obra nonsense de Edward Lear, que é um autor/ilustrador. Admiro muito o conjunto da obra de Tim Burton, autor/ilustrador/roteirista, principalmente no início da carreira dele. Posso dizer que o pintor Bouguereau me inspira muito e o escritor Edgar Alan Poe também.


Blog It Rab - Eu li que passou um tempo em Paris. Você acha que esta experiência lhe influenciou nas ilustrações?


Eve Ferretti - Sim, influenciou muito! Não só o tempo que passei em Paris, como o tempo que passei na Itália. São lugares realmente inspiradores, com muita história da arte. Ver tudo aquilo que via nos livros ao vivo, ou mesmo morar num apartamento de 400 anos, tudo isso mexeu para sempre comigo. Amava caminhar sozinha por Paris e pela Itália, sentir o lugar, meus olhos devoravam tudo que viam. Emocionei-me ao ver Bouguereau ao vivo... Emocionei-me quando cheguei a Firenze, muito até…


Blog It Rab - Que técnica você usa? Seu trabalho é todo feito à mão ou tem algo digital?


Eve Ferretti - Eu começo tudo com lápis e papel quando desenho. No caso de escrever é com caneta e papel. Preciso do manual na hora que estou criando. É muito engraçado, porque começar algo no computador me bloqueia. Eu uso acrílica sobre tela. Uso uma acrílica italiana, que lembra a textura do óleo que gosto tanto. Gosto muito do traço preto no papel branco também.







Blog It Rab - Como é o processo para ilustrar um livro? Pode fazer uma breve explicação?


Eve Ferretti - Quando ilustro um texto de outra pessoa, sinto o texto, deixo o texto passar por mim, silencio e só então, depois de um tempo, começo a rascunhar/pensar. Com a ilustração você pode provocar o leitor também, seja reafirmando o absurdo de um texto, por exemplo, seja contrariando o texto, ou complementando o texto... Ilustrar um livro é contá-lo imageticamente.


Blog It Rab - Como escreve e ilustra seu livro? Como é seu processo?


Eve Ferretti - As ideias vêm sempre na madrugada, é algo que já estou acostumada. Então acordo, rascunho texto e ilustrações e volto a dormir. Também roteiros de animações surgem assim, na madrugada. No meu caso as imagens e o texto têm o mesmo peso, ambos ajudam a contar as histórias.




Blog It Rab - Alguma ilustração preferida ou que tenha valor especial pra você? Pode descrevê-la?


Eve Ferretti - Tenho alguns trabalhos que me marcaram. A primeira puppet e cenário de stopmotion que fiz. E algumas pinturas que fiz pros meus livros.


Para marcar em sua agenda, em abril será lançado o livro Moscas e Outras Memórias, na Livraria da Vila, escrito por Eve e pela amiga Fabíola Werlang. Esse livro foi uma das três menções honrosas do importante concurso João de Barro de Literatura. Outros livros estão sendo negociados com editoras.




Eve, após ser diagnosticada celíaca, começou um projeto com duas amigas, a jornalista Érika Busani e a fotógrafa e também publicitária Renata Peterlini, chamado SOUCELIACO. E, por enquanto, ela criou umas tiras de uma personagem inspirada nela mesma, Célia Celíaca.




Além disso, começou uma parceria com uma amiga e juntas abriram uma loja de canecas. Este é o site: http://www.canecasemaiscanecas.com.br/





Esta curitibana cheia de criatividade, transformando palavras em imagens, ainda terá muito mais pra nos mostrar. Vamos esperar as novidades! Confira no seu site

http://www.eveferretti.com/


Vale a pena conferir tambem O curta metragem "The Old Lady" que foi selecionado para Mostra Panorama Internacional do Anima Mundi 2015. Eu adorei!!!!



bottom of page