top of page

Curitiba pelo olhar de Washington Takeuchi

Muitos de vocês já devem ter visto nos intervalos da programação da RPC TV uma pequena vinheta onde aparecem fotos de paisagens, pôr do sol. São dos amantes de fotografia, e é de um destes fotógrafos que falarei hoje, mais um artista paranaense, Washington Takeuchi.

(Via Facebook)


Da cidade de Mandaguari, cursou fotografia na escola Omicron desde o básico até o avançado. Admira fotógrafos como: João Urban, Walker Evans, Robert Frank, Haruo Ohara, Avedon, Bresson, Osvaldo Santos Lima. Adotou Curitiba desde 1978, e é aqui que, com sua câmera fotográfica, circula por Curitiba captando, com sua visão poética, momentos diários de sua gente e a arquitetura curitibana com suas diversidades e detalhes.

(Via Facebook)


No seu blog “Circulando por Curitiba”, inicialmente focado em arquitetura e patrimônio histórico, acabou com o tempo se interessando e interagindo com a pessoas que aqui vivem e com o que as cercam.

Casario Rua Comendador Araújo (Via Blog)


(Via Facebook)


(Via Facebook)

(Via Blog)

Em uma rápida conversa pude sentir a sensibilidade deste artista.

It Rab - Com base nas suas caminhadas, você acha que Curitiba tem uma identidade própria? Onde verifica isso? Nas casas? Nos muros que fotografa com o grafitti?

Washington Takeuchi - Curitiba tem uma identidade própria, mas em risco na minha opinião. Temos parte da nossa arquitetura (prédios históricos) protegida, mas há elementos da paisagem urbana de Curitiba que estão sendo lentamente varridos da cidade, como as casas de madeira (feitas da floresta de araucária que existia aqui) e a arquitetura modernista de Curitiba (principalmente as casas).

Percebo que há uma certa antipatia pelos Petit Pavés da cidade (porque escorregam, porque tropeça-se neles), mas esses são elementos essenciais da história da cidade. Preferível capacitar os calçateiros a substituí-los por pavores. Felizmente, nossos parques não devem sumir tão facilmente.

Rua Comendador Araújo (Via Blog)

Rua Comendador Araújo (Via Blog)

Calçada de Petit pavés (Via Blog)

Casa das Mercês e São Francisco (Via Blog)

Chuva e Grafitti (Via Facebook)

(Via Blog)

It Rab - Tem alguma foto que seja especial pra você? E o que ela representa?

(Via Blog)

Washington Takeuchi - Foi feita numa manhã de inverno no Parque Barigui.

Gosto porque mostra o clima de Curitiba e a atitude de contemplação da pessoa diante da cena.

O curitibano (nascido ou não aqui) tem um pouco disso. O clima nos torna contidos, com as mãos no bolso.

Mas não compartilho com o exagero de dizer que somos antipáticos, apenas não temos sol o ano todo que permita sempre poucas roupas e liberdade de movimentos. :o)

Circulando pela cidade você testemunhará que as pessoas compartilham, namoram, divertem-se, como todo brasileiro o faz. Apenas fazemos à nossa maneira.

(Via Blog)

(Via Blog)

(Via Blog)



It Rab - Esta é uma das fotos que mais me encantou, pela simplicidade e pela poesia, pois nosso lar pode falar muito daquilo que somos. O que você me diz dela?

(Via Blog)


Washington Takeuchi - Quanto ao bonsai na janela do Key, quis mostrar a simplicidade de uma pessoa brilhante. Com uma cultura monstruosa e que tem tempo para colocar um bonsai para respirar e singelamente pendurar um tsuru. Ou seja, alguém que você pode cruzar na Rua das Flores sem se dar conta de quem é.

O que acharam das fotos? Vocês podem ver outras, acessando o blog Circulando por Curitiba (http://www.circulandoporcuritiba.com.br), ou quem sabe encontrar com o Washington em uma de suas caminhadas.

Valeu!


bottom of page