top of page

Rodney Rauth, para "Elas"

Acabadas as férias, gostaria de começar o ano falando sobre cultura e arte, tem assunto melhor???


A Arte existe desde a pré-história e vem desenvolvendo a sensibilidade do ser humano e nesse convívio com a arte, podemos ser levados à inesperadas sensações. Você certamente já deve ter saído de um espetáculo com alguma reação, percepção ou com vários questionamentos. Foi o que aconteceu quando assisti o Show ABBA Musical Dance , aqui em Curitiba, ao combinar música, dança, patinação e artes visuais, um show com várias expressões artísticas , criou uma atmosférica única, com um cenário em uma super tela, onde o resultado foi uma galeria de arte virtual ampliada com obras de vários artistas.

E uma das obras que me chamou a atenção foi a do artista Rodney Rauth pelas traçado forte e por rostos e pescoços alongados e por coincidência, lendo uma matéria na web , vi que este artista agora está fazendo uma exposição em São Paulo.

Vamos conferir seu trabalho?


Show ABBA Musical Dance

Show ABBA Musical Dance

Show ABBA Musical Dance

Nascido em Curitiba, Rodney é Artista Visual e através de uma conversa informal, ele fala ao blog IT Rab.

IT Rab - Alguém ou algum acontecimento foi a inspiração para o inicio de sua carreira?


Rodney Rauth - Sim. Minha tia (Alice Melchiori Pereira), que era artista visual. Sempre me incentivou a trabalhar, de uma ou outra maneira, com arte. Porém, segui na carreira tecnológica e somente bem depois resolvi abraçar a carreira artística.


IT Rab - Suas pinturas recebem alguma influência de alguma escola de arte? Algum artista serve de inspiração para suas obras?


Rodney Rauth - Minhas duas maiores influências são Modigliani e Picasso. O primeiro, porque sempre me interessei pelo traço do artista e pela representação da figura humana. O segundo me influencia mais indiretamente (mas também de forma muito significativa) por causa da maneira como ele utilizava a desconstrução nos trabalhos. Não há nenhuma escola que me influencie diretamente, mas sempre achei bastante interessante na arte a exploração dos sentimentos humanos, como a melancolia. Porém, quando eu desenvolvo um retrato, por exemplo, não tenho em mente a necessidade de inserir isso no trabalho; acaba vindo naturalmente.

IT Rab - Porque o tema que você explora em seus trabalhos é o universo feminino?


Rodney Rauth - Na verdade, não há uma explicação concreta. Desde que eu deixei de trabalhar com os abstratos e retornei para o figurativo, o universo feminino se fez presente de forma natural. Acho que não fui eu quem escolheu o tema, mas o contrário.


IT Rab- Algumas das mulheres retratadas posam para vc? Ou você segue suas ideias e seu repertório para a construção da obra?


Rodney Rauth - Quando vou realizar o trabalho de desenvolver um retrato, quase sempre faço baseado em fotos. Porém, quando necessito de uma figura feminina para desenvolver algo que estou idealizando, normalmente utilizo minha esposa como modelo.

Elizabeth I ( Via site Oficial)

Sobre a Exposição “Elas”, o artista faz uma homenagem à figura feminina, as figuras são baseadas em mulheres reais, celebridades , amigas ou pessoas vistas em algum momento. Utilizando da técnica do pastel seco sobre o papel, ele retrata as características de cada mulher da sua maneira, com um traçado forte e marcante sempre com a estilização da forma.

( Via site Oficial)

( Via site Oficial)

Anote na sua agenda: Exposição "Elas"

Abertura: 22 de Janeiro de 2016 das 10 às 20h De 22 de Janeiro a 26 de Fevereiro de 2016 , no Kaya Kafé . Rua Augusta 2052 - São Paulo SP horários de seg - sex 10 às 20h Sáb 10 às 17h

Quer conferir outras obras e outras exposições do Rodney acesse http://www.rodneyrauth.com/

Um desejo para 2016.......

Muita Cultura!!!!!!


bottom of page