Ser tão! Sertão! A poesia em pintura
O texto desta semana não é sobre o cordel, mas da história de como a literatura de cordel e xilografia popular, foram as inspirações para este artista Pernambucano que conseguiu criar uma nova linguagem contemporânea como a street art e elementos do graffiti.
Delon Almeida é considerado atualmente um dos maiores nomes da Arte Contemporânea do Brasil. Seu material de trabalho é o pincel ou o spray, dependendo da área onde sua arte será aplicada, mas sempre com a forte característica da xilo, técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de um instrumento cortante a figura que se pretende imprimir.
As cores predominantes de sua arte são o preto, branco e cores primárias. Simplicidade e beleza!
Seu trabalho conta a história de um povo, seu traçado marcante nos leva a querer conhecer mais sobre a cultura nordestina, seus ícones e cenários.
As obras de Derlon são cada vez mais reconhecidas no cenário brasileiro, tanto que criou a linha SerTão João para a tokStok, onde brinca com o trocadilho ” Ser! Ser tão! SerTão! “. São peças contemporâneas, com visual que mescla clássicos da literatura de cordel ao popular street art.
Além do Brasil suas obras podem ser vistas em vários lugares da Europa, França, Portugal, Holanda e no Reino Unido.
Londres
Mais um artista brasileiro marcando sua presença.
Marque sua presença também no nosso blog e conheça um pouco mais sobre este artista arretado, oxente!