Mais pessoas, menos carros!!!
Conheçam os “PARKLETS”, intervenção urbana que ganhou espaço na cidade de São Paulo e que está chegando aos poucos em Curitiba.
O nome vem da variação das palavras em inglês – parking (estacionamento) e park (parques), ao qual os “PARKLETS” são simplesmente praças que avançam o meio fio e ocupam o espaço de uma vaga de carro, como um prolongamento da calçada.
Extensão da calçada – São Paulo
A iniciativa se deu primeiramente na cidade de São Francisco (EUA) em 2010 com o intuito de chamar atenção para a questão da relação entre o carro e o pedestre, em que as vagas de veículos são mais valorizadas do que aqueles que estão a pé ou de bicicleta e não é que deu certo!
No Brasil as primeiras instalações foram implantadas em 2013, na cidade de São Paulo (sempre sendo pioneira), pelo pessoal do INSTITUTO MOBILIDADE VERDE e foi regulamentada pela Prefeitura da cidade, em 2014 com o objetivo de ampliar a oferta de espaços públicos de convivência na cidade.
Espaço com floreiras e bancos em madeira - São Paulo.
Segundo site da Prefeitura de São Paulo, “O desenvolvimento de espaços de convivência nas ruas reforça a função social do espaço da cidade como local de encontro. Apoiar a vida urbana na cidade, com foco nas necessidades das pessoas que utilizam os espaços é uma forma de promover interação social e conquistar espaços públicos mais seguros e vivos.”.
O projeto para os “PARKLETS” contempla a ocupação de 02 vagas para carros com 10m de comprimento e 2m de largura, possui modulação, materiais resistentes ás intempéries e rápida instalação, respeitando as normas de acessibilidade, bem como proteção aos usuários. É possível encontrar ainda, o manual com os procedimentos e diretrizes necessárias para quem quer implantar um “PARKLET”.
Projeto PARKLET – Prefeitura de São Paulo
A ideia deu tão certo, que são mais 50 espaços espalhadas pela cidade e muitas realizadas por comerciantes, que bancam a instalação e fazem manutenção do local, tendo em troca visibilidade e o prolongamento de seus estabelecimentos, mas sempre lembrando que são espaços públicos.
Espaços que funcionam como solário, fumodromo, ponto de encontro, local para bikes.
Para quem é de Curitiba já ouviu ou viu algumas dessas instalações na cidade. Na Av. Vicente Machado nos dias 29 e 30 de Agosto, os comerciantes de juntaram e promoveram, com a autorização pública o 1º Festival #VagaVivaCuritiba”, em qual vinte escritórios de arquitetura criaram diferentes instalações, a fim de promover a ideia.
Av. Vicente Machado – Curitiba
Av. Cândido de Abreu - Curitiba
Nós do Blog IT RAB estamos torcendo para que os “PARKLETS” sejam regularizados na capital curitibana e que tenha um espaço desse pertinho da gente para podermos usufruir. Para quem gostou e quer saber um pouco mais, deem uma olhada nos sites do INSTITUTO MOBILIDADE VERDE, site da PREFEITURA DE SÃO PAULO e a reportagem das vagas vivas na Av. Vicente Machado.