É Free!
- Beth Mochinski
- 22 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Como uma simples atitude pode nos fazer pensar sobre nosso comportamento?!
É aqui que começa a historia sobre a nova atitude do francês Grégoire Abrial, que descobriu aos 20 anos, depois de desistir do curso de engenharia , que se tornaria um designer e começou a desenhar móveis na garagem de sua casa.
Mas foi morando em Nova York, por alguns anos, mobiliando sua casa com móveis descartados por outros e reformados por ele, que o ditado popular norte-americano “One man’s trash is another man’s treasure” “O lixo de um homem é o tesouro de outro homem” serviu de inspiração para criação de seu projeto Bright Friday, fazendo uma referência ao termo Black Friday.

Grégoire queria mostrar com o projeto, o quanto desperdiçamos diariamente e decidiu produzir doze peças como mesas, cadeiras e outros móveis,recolhidos no lixo de outras pessoas, e em seu estúdio reformaria estes móveis usando técnicas de marchetaria, inserindo em cada peça a palavra Free. A palavra Free, ao mesmo tempo em que sinalizava a gratuidade, poderia demostrar a capacidade do design em comunicar histórias e ideias positivas, e com esta atitude transformando peças do lixo em peças de luxo, verdadeiros “tesouros”.

Técnica da marchetaria utilizada para inserir a palavra “free” no mobiliário


Com as peças prontas teve a ideia então de presentear as pessoas que andavam pelas ruas de Nova York, e para isso espalhou os móveis em vários locais para que fossem encontrados e chamassem a atenção de bastante gente. Pois o objetivo principal de seu design é oferecer soluções cada vez mais sustentáveis para todos.





E quem sabe também podemos despertar nas pessoas uma consciência sustentável com novas atitudes?
Vamos pessoal, é só pegar esta ideia, como já foi dito é “Free”!
Quer ver mais algumas peças e outros trabalhos deste designer? é só entrar na pagina Gregoire Abrial