Entre linhas e cores
Quem é que não tem uma lembrança quando criança da vovó, da tia mais velha ou da sua mãe fazendo aquele belo caminho de mesa em crochê? Eu tenho a minha, ver a minha batian (vó em japonês, para quem não é muito familizarizado com a cultura nipônica) com agulha e linha sempre elaborando alguma coisa e eu curiosa olhando e tentando aprender. Pois bem, conheçam a polonesa Agata Oleksiak ou simplesmente Olek, que quando pequena observava suas avós costurando mantas de crochê e diferente de mim, aprendeu realmente a arte do crochê. Pegou paixão pela coisa e o que era um hobby acabou tornando-se um trabalho prazeroso.
Agata Oleksiak ou OLEK
Polônia - OLEK
Olek encontrou seu lugar de destaque nas artes através do crochê, explorando espaços públicos, objetos e até mesmo pessoas. Rico em detalhes,tem como enfoque a sensualidade, ideias feministas e a comunicação através das cores.
Nova Iorque, EUA - OLEK
Site Oficial - OLEK
Nova Iorque, EUA - OLEK
Londres, Inglaterra - OLEK
E realmente através das cores que seu trabalho ganha vida, sendo exibido pelo mundo em museus, galerias e espaços públicos. Ela esteve no Brasil em 2012 e realizou sua intervenção em um jacaré gigante no SESC Interlagos em São Paulo.
São Paulo, Brasil - OLEK
São Paulo, Brasil - OLEK
Nova Iorque, EUA - OLEK
Além dos trabalhos artísticos, Olek se preocupa com questões sociais, buscando ajudar de alguma forma uma parcela da população mais carente, apontando falhas e chamando atenção para amplos debates sociais, dando destaque ao tema e trazendo um pouco mais de vida ao local. Um exemplo deste tipo de ação é o de Nova Deli, na Índia.
Nova Deli, Índia - OLEK
Nova Deli, Índia - OLEK
Gostaram do trabalho dela? Nós do BLOG IT RAB adoramos!!! Até deu vontade de recuperar a agulha de crochê da batian e sair colocando cor em tudo!!! Se ficaram interessados no trabalho desta artista, confiram o site da OLEK ,lá vocês verão muito mais detalhes e vídeos bem legais do seu trabalho.