Cadeira Krat + Lab 74
Uma vez pesquisando entre um site e outro, me deparei com uma publicação na Folha de São Paulo que falava sobre um curso de marcenaria desenvolvido pelo grupo Labmob onde qualquer pessoa poderia criar seu próprio móvel. No local teria uma equipe para dar um suporte e compartilhar técnicas básicas da marcenaria, como manusear os equipamentos e no final cada um sai com seu móvel, feito com as próprias mãos!
A louca aqui por DIY (Faça você mesmo) alucinou de vontade de fazer um curso desses. Imagine só criar meus próprios móveis com uma pegada de arquitetura e design e com as técnicas certas!
Porém infelizmente o curso era apenas em São Paulo e ficaria meio inviável ficar indo até lá.
Com essa idéia ainda martelando na minha cabeça, comecei a acompanhar o trabalho deles aguardando um dia eles resolverem dar o ar da graça aqui em Curitiba.
Eis que esse dia chegou! No começo de maio desse ano rolou uma oficina DIY aqui em Curitiba na casa Solimões 541 com o pessoal do Lab 74 (fruto do então conhecido Labmob iniciado em 2013 em São Paulo/SP).
Nesta oficina desenvolvemos a cadeira Krat, projeto do arquiteto holandês Gerrit T. Rietveld (1888- 1964), responsável por materializar os ideais neoplásticos no campo da arquitetura e design.
Rietveld sentado em sua cadeira em frente a marcenaria Via WK Fine Tools
67 - Blue and Red Chair inspirada em Mondrian
Via Pinterest
Sua composição modular versátil e minimalista baseada nos princípios do movimento DeStijl permite diversas outras composições seguindo a mesma linha de raciocínio.
Cadeira Krat produzida na oficina feita em Curitiba/PR
As peças para a montagem da cadeira já vieram cortadas para facilitar o processo e otimizar o tempo já que seria uma oficina de 3 dias com duração de aprox. 3 horas/dia.
Cada etapa foi explicada e acompanhada pela equipe do Lab 74 tirando nossas dúvidas e auxiliando cada passo. Abaixo algumas fotos do processo:
Fotos Lab 74
Fotos Lab 74
Fotos Lab 74
Fotos Lab 74
Fotos Lab 74
A experiência foi fantástica e o resultado foi perfeito. Saímos de lá alegres e saltitantes com nossas cadeiras que marcaram a arte moderna e ainda com aquele sentimento de "fui eu que fiz!"